Tendências 2016

Fala Bambinos e Bambinas,

Aqui quem fala é Viviam Maria direto dos centros mais badalados da fashion week haha.

Para o meu primeiro post resolvi começar da base, do início. Como um dos assuntos que falarei aqui no blog é moda, é claro que eu não poderia deixar de começar falando um pouquinho sobre alguns termos para não começar sem pé e sem cabeça. O post de hoje vai ser sobre tendências, óbvio de 2016 :p

Nesse ano estão bombando vários itens super fashionistas nos desfiles de vários lugares ao redor do mundo e vou comentar um pouco de alguns deles pra vocês. Mas primeiramente gostaria de fazer uma breve introdução sobre o significado e a função das “famosas tendências” no dia a dia de quem está por dentro desse assunto.

Você sabe o que uma é uma tendência ? e qual a sua importância para o mundo da moda? Pois bem.

Tendência nada mais é que uma idealização que transforma diferentes referências em produtos para o mercado, ou seja, é tudo aquilo que é apresentado nas passarelas e nos desfiles, as criações dos estilistas, quando a mesma proposta desenhadas por diferentes deles aparece em uma temporada de moda. Já quando a tendência sai das passarelas para as ruas e pro dia a dia das pessoas ela se torna moda, que é quando todo mundo tá usando aquela peça que vira febre. A moda é o mundo real, é comportamento, liberdade. Assim como a tendência, ela muda a cada época, com o clima e as estações e de acordo com o interesse do público e sua necessidade de mudar, por isso a moda é tão temporária e passageira. A tendência pode ou não virar moda, mas a moda sempre terá sido alguma tendência.

 Para se definir uma tendência é preciso fazer um estudo aprofundado do mercado, do balanço das vendas passadas, das passarelas internacionais, do que está acontecendo no mundo, das mudanças climáticas e sociais…é ela quem garante o “novo” para a sobrevivência do mercado.

As coleções são criadas após uma pesquisa de tendências. Estas tendências são elaboradas segundo os artigos que serão lançados principalmente pela indústria têxtil. Muitos profissionais estão envolvidos nas pesquisas de novos tecidos e novos pigmentos para dar cores a esses tecidos, além de outras tecnologias envolvidas na produção de roupas.

A moda é cíclica, se auto destrói e se reinventa o tempo todo, ou seja, vai e volta com intervalos regulares!

Para ela se sustentar ela tem que se auto destruir! A moda só funciona quando trás novidades, se não, não vende.

Agora que diferenciei e expliquei sobre moda e tendência, é a vez de falar de estilo, onde ele entra nessa história ?

Estilo é uma forma de expressão individual que é determinado por crenças, valores, estado civil, profissão, nível socioeconômico e principalmente por traços de personalidade, ou seja, é o fenômeno que distingue e caracteriza a personalidade de cada pessoa de acordo com as suas escolhas, trazendo várias formas de se vestir diferentes, ao contrário da moda que torna uma mesma tendência uniformizada e imposta, sendo usada por várias pessoas de forma a igualá-las.  Por ser pessoal, o estilo é pouco afetado pelas tendências ou o que “tá na moda”, pode ser apenas uma reflexão do que a pessoa busca expor ao se vestir, seus instintos e valores de forma geral . Até pode ocorrer mudanças de estilo, mas são lentas, proporcionais à formação da personalidade individual. O estilo é construído ao longo dos anos e é basicamente retratado através de conceitos como maturidade e autoconhecimento, portanto é permanente, diferente da moda que passa. Apesar disso, pode mudar de acordo com a fase da vida. Quando a mulher deixa de ser adolescente e entra no mercado de trabalho ou quando se torna mãe, por exemplo. Nesses casos, o estilo acompanhou a mulher na transição de papéis. 

Bom, agora que todo mundo entendeu sobre as tendências, vou começar apresentando o que vai bombar nos looks de 2016.

 Looks Cleans

Clean

São looks produzidos com peças claras, mais basiquinhas que trazem um ar de calma e tranquilidade. A composição pode combinar peças brancas com peças de outra cor, tons claros com mais escuros, passando sempre a ideia de leveza, mas com uma pegada jovem também.

Saias Mídi

Midi

Foram sucesso em 2015 e estão de volta esse ano. Se tornaram as queridinhas de muitas fashionistas, que não têm medo de ousar e se arriscar com essa peça. Com comprimento abaixo do joelho e a cintura marcada, podem não ser muito indicadas para as mais baixinhas, mas isso não quer dizer que elas não possam usar, eu sou baixinha e sou apaixonada por elas. Só colocar um escarpin ou sapato nude e pronto, está linda, alongada e totalmente na moda 😉

Looks com Sobreposições

Sobreposições.png

Um dos truques mais velhos dos livros de moda estão de volta nos desfiles, com destaque para túnicas sobre calças. Além de dar um ar interessante, os looks com sobreposições já foram moda há alguns anos atrás e estão voltando pra deixar seu look básico mais estruturado e bem produzido, só tenha cuidado na hora de compor as sobreposições para não ficar over e a cartela de cores funcionar.

Calças Clochard

Clochard

Outra peça retrô que volta á ativa, clássica de looks com uma pegada urbana, são versáteis e pode dar um ar tanto profissional quanto vintage à sua composição, além des serem ótimas para dar uma alongada na silhueta.

Looks Assimétricos

Assimetricos

Desde recortes diagonais, ondulares e com desequilíbrio à variedades de fendas e um ombro só. Essa tendência se tornou uma nova forma de inovar seus looks. Dão uma perspectiva inusitada para sua produção e podem vir em tops, blusas, saias e vestidos.

Looks Retro e Ladylike

Ladylike

Com inspiração nos anos 60, o estilo retro volta com tudo em tecidos leves, clássicos e rendados; estampas de poá, peças claras, com saias rodadas e acessórios vintage. Já o estilo ladylike é uma adaptação feminina e romântica do retro dos anos 40, para aquelas que amam peças que exalam delicadeza, sutileza e fofura. Vai desde aos babados, pepluns, laços, fitas, florais pequenos, cintura bem marcada, cintos, golinhas e saias com volume.

Looks Com Relevos e Texturas

Relevo

Roupas com relevo e texturas também invadiram as passarelas e os vestidos bordados, com tecidos artesanais e com mix  de vários tecidos e relevos também estão super em alta.

Looks com Bermudas

Bermudas

Outra peça que talvez não seja uma queridinha de muitas mulheres, mas que foi muito vista nos desfiles da estação retorna pra quem ama conforto na hora de se vestir, que agora podem tirar a peça que estava mofando no armário para usar. Ela volta remodelada, com novos cortes e comprimentos que vão até os joelhos. Os novos modelos vão trazer uma nova cara as bermudas antigas que não davam aquela pegada fashion no seu look, para as que odeiam ter que usar calça no verão para trabalhar vão amar.

Mostrei e comentei sobre algumas tendências para 2016 e acho que isso é tudo pessoal.

Gostaram ?

É o primeiro post então peguem leve. Não esqueçam de falar nos comentários o que acharam das tendências e o que vocês usariam ou não. Espero que tenham gostado, até a próxima.

Beijos.

Anúncios
Publicado em: Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s