Segundo dia em Porto: Jardim do Palácio de Cristal

Oi Pessoal, tudo bom? Nossa viagem por Portugal está acabando e hoje vou falar do nosso segundo e último dia em Porto.

Como na nossa viagem por Portugal não demos muita sorte e só pegamos tempo ruim, decidimos logo de manhã conhecer o Jardim do Palácio de Cristal, para poder andar e tirar muitas fotos no jardim. O Palácio de Cristal já não existe mais, então não se iludam com o nome, ele existiu entre 1865 e 1951 e em seu lugar foi erguido um pavilhão de esportes, porém o jardim ainda existe e é muito bonito, tem alguns pavões soltos, além da excelente vista da margem do rio D’oro.

Viagem Europa 1747

Viagem Europa 1761

Depois fomos a Catedral da Sé, construída nos séculos 12 e 13, e também um dos lugares mais visitados por turistas, lá dentro tem um museu onde você pode ver gigantes painéis feitos de azulejos, cômodos com quadros, esculturas e arquitetura luxuosa, pagamos apenas €3,00 por pessoa.

A praça que fica em frente a igreja se chama Terreiro da Sé, dali você já consegue ter uma bela vista da cidade.

De lá fomos até a Estação de São Bento, que foi obra do arquiteto Marques da Silva, a estação começou a ser construída em 1900 e é considerada uma das 14 estações de trem mais belas do mundo.

As paredes internas da estação exibem um painel de azulejo que cobre aproximadamente 551 metros quadrados e foi toda feita pelo artista Jorge Colaço, considerado o mais famoso azulejador em Portugal naquela época, levou 11 anos para completar a obra (Também existem algumas obras feitas pelo artista Jorge Colaço aqui no Brasil, vocês podem conferir algumas na Pousada Terê Parque, que fica em Teresópolis, Rio de Janeiro).

Pegamos o carro e fomos conhecer a famosa Livraria Lello e irmão, para quem não sabe ela é considerada uma das mais bonitas do mundo e seu reconhecimento deve-se também pela autora britânica J.K. Rowling, que a inspirou a escrever Harry Potter. Para entrar na livraria é cobrado €3,00, mas eles podem ser convertidos em descontos na compra de algum livro. Saindo de lá demos uma passada rápida na Igreja do Carmo e Carmelitas, que são separadas apenas por uma casa de um metro de largura.

Fomos andando até um restaurante vegetariano e vegano, chamado cultura dos sabores, almoçamos ali mesmo e estava tudo uma delícia, foi €8,50 o Buffet com sopa, sem bebida e sobremesa. Depois pegamos o ônibus da linha yellow bus, que faz um roteiro diferente do que pegamos no dia anterior, dessa vez descemos na Vila Nova de Gaia para fazermos um tour com degustação de vinho da Porto Cruz ( o ônibus que pegamos dava direito ao tour e degustação), passamos também na Sandeman, para conhecer a história do seu vinho e depois voltamos para o ônibus pois chovia muito.

Descemos na rua Santa Catarina para tomar café no luxuoso e belíssimo Café Majestic, com toda sua atmosfera Belle Epoque, estava tudo muito gostoso e vale muito a pena conhecer. De lá fomos andando pela rua e vendo as lojas até chegar na Capela das Almas, onde tem um lindo e grande mural de azulejos do lado externo da capela, são 15.947 azulejos que contam a história de Santa Catarina e São Francisco de Assis, mas infelizmente cheguei após as 19:00 horas, horário de encerramento das atividades, e a igreja já estava fechada, sendo assim não pude conhecê-la por dentro.

Depois fomos andando até o shopping Via Catarina para conhecer e dar uma olhadinha nas lojas, logo pegamos o carro e fomos para o hotel descansar um pouco para poder sair mais tarde e jantar no tão famoso Capa Negra 2 que fica em frente ao hotel em que estávamos hospedados, o HF Ipanema Porto.

O Capa Negra original era em outra localização, mas o dono vendeu o lugar e o nome para outra pessoa que abriu um café, por isso o restaurante foi reinaugurado com o nome de Capa Negra 2, pelo menos essa foi a história que o garçom contou para gente. Caso vocês queiram conhecer o restaurante não esqueçam de pedir a famosa Francesinha, que era uma delícia e enorme, o garçom fez uma vegetariana especialmente para mim, mas eu nem consegui comer tudo.

Espero que vocês tenham gostado de mais um dia de viagem.