Qual o Seu Tipo de Cabelo ?

Ei Pessoas,

Tudo certo com vocês?

Vocês sabem identificar qual é o seu tipo de cabelo? Liso, encaracolado, cacheado ou crespo!?  Temos várias opções, e identificar de forma correta o seu tipo de cabelo ajuda bastante na hora de fazer um tratamento adequado para o fio.

tipos-de-fio

Os cabelos apresentam diferentes características, de acordo com o grupo étnico ao qual a pessoa pertence e dependendo da genética de cada um. As variações raciais e individuais determinam o padrão de crescimento e também sua forma e textura.

O povo brasileiro é conhecido pela miscigenação, o que influencia diretamente nos tipos de cabelos encontrados no país. Ao todo, são oito classificações, o que faz do Brasil o maior em número de variações capilares. “Esse fato é muito bom para nós, cabeleireiros brasileiros, porque sabemos lidar com qualquer tipo de cabelo, desde os lisos até os afros”, afirmou Guinah Salles, ID Artist L’Oréal Professionnel, do salão Santa Cabeleira, em São Paulo.

Tipo 1 – Liso

tipo-1-liso

1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. O fio é extremamente fino, brilhante e oleoso porque o sebo produzido pelas glândulas do couro cabeludo (oleosidade natural) consegue escorrer e hidratar os cabelos desse tipo até as pontas.

O cabelo tipo 1A na maioria das vezes não tem volume e é complicado de se modelar. O indicado é usar shampoos transparentes e o condicionador deve ser colocado apenas nas pontas, se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos. Fique longe de qualquer produto que tenha óleo ou silicone na composição.

1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

Com mais tendência a volume e o melhor da categoria para modelar, na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves e alternar com um hidratante para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas,  ao aplicar na raiz pode pesar o cabelo e ficar com aspecto de oleoso.

1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Dificílimo de modelar, os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo.  As orientais costumam ter esse tipo de cabelo, para manter uma boa aparência é recomendado que seja lavado com freqüência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. Como em toda a categoria, condicionador, só se for daqueles bem levinhos e só no comprimento do cabelo, jamais na raiz.

Tipo 2 – Ondulado

tipo-2-ondulado

2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. São leves e não costumam ter muito volume.

Cabelo fácil de modelar, porém é comum voltar rapidamente ao formato original. O ideal é usar produtos leves para estilizá-lo, como mousse, gel e pomadas modeladoras ao invés de cremes, caso contrário, pode pesar e ficar murcho.

2B – Ondas soltas e as mechas formam um S perfeito.

Embora pareça mais fácil de cuidar, esse fio tende a embaraçar, formar os temidos nozinhos e a ter frizz. Não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.

2C  – As ondas são mais intensas e com um formato de S tão definido que já começam a formar cachos soltos.

Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, e são fios difíceis de se modelar. Neste tipo de cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. As donas desse tipo de cabelo já podem entrar no universo cacheado usando ativadores de cachos mais ralinhos.

Tipo 3 – Cacheado

tipo-3

3A – Cachos definidos e levemente soltos.

Com cacho largo e regular, parece ter sido feito com babyliss. Costuma ter bastante brilho e segurar bem uma escova. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são leave in sem silicone, hidratação quinzenalmente e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Prefira shampoos sem sulfato.

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular.

Fazer uma escova neste tipo de cabelo costuma dar muito trabalho. Para manter os cachos bonitos, o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos hidratantes e com controle de frizz. Como é um fio mais seco devido a oleosidade natural da raiz ter mais dificuldade de percorrer todo o fio, pode investir em shampoo hidratante, mas intercale com um shampoo natural para não pesar.

3C – Os cachos tem formação em espirais mais apertadas. São bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos.

Os fios são finos e frágeis, hidratação é palavra de ordem para manter esse cabelo sempre bonito. O fio deve receber a hidratação não só da máscara e do condicionador, mas também do shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.

Tipo 4 – Afro

tipo-4

4A – Mistura de cachos e torções. Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash (lavar somente usando condicionador) e também deve evitar usar muito pentes ou escovas, os dedos são suficientes. Dê preferência a shampoo sem sulfato e com propriedades hidratantes. A hidratação deve ser feita com freqüência.

4B – Os cabelos do tipo 4B não formam cachinhos, eles possuem o formato de “Z”.

Na hora da escolha do shampoo, prefira um cremoso e hidratante, de preferência ao próprio para esse tipo de cabelo. O ideal é pentear o fio molhado e com pente de dentes largos e se puder de madeira. Finalize com óleos vegetais, de coco, de amêndoas doces ou de argan.

4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que alternam com áreas quase sem nenhuma definição. Pode apresentar porosidade, e também tem facilidade de se quebrar.

É recomendado evitar ao máximo lavá-lo e se possível aderir ao métodoco-wash ou aos shampoos sem sulfato. Para finalizar, utilize produtos hidratantes, como cremes e manteigas. É bom que seja feita hidratações a cada 3 dias.

OBS: Se o seu cabelo possui alguma química que mude a estrutura do fio (algum tipo de progressiva/relaxamento), seu cabelo não entra em nenhuma dessas classificações, só o fio natural se classifica.

OBS 2: Algumas pessoas podem ter mais de uma classificação, as vezes o cabelo na frente é de uma forma e na parte de trás da cabeça é de outra, e em alguns cabelos quando estão molhados ficam numa classificação e secos em outra.

E ai, gostaram?

Até a próxima, beijos.

BY: Andressa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s