Oi pessoal tudo bom com vocês? Hoje vou listar cinco documentários para que vocês possam ver melhor e conhecerem de onde vem a carne que vocês comem e talvez inspirar vocês a se tornarem vegetarianos/ veganos. Eu já falei para vocês que me ajudou muito a ler sobre o assunto e ver como esses animais são maltratados, muitos já nascem para logo morrer, enquanto os que sobrevivem são praticamente torturados por toda a vida até chegar em matadouros. Então eu só peço que por favor, não fechem os olhos para isso, vocês precisam saber o que comem.
Top 5: Documentários sobre a indústria animal
A Carne é Fraca
Sinopse: “Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta.”
Terráqueos (Titulo original: Earthlings)
Sinopse: “Terráqueos relata a dependência e a exploração cruel e desrespeitosa da humanidade com relação aos animais, tanto para companhia (pet-shops, fábricas de filhotes e abrigos), alimentação (criação, abate), vestimentas (comércio de peles e couros), entretenimento (circos, rodeios, touradas), e pesquisa científica (experimentos científicos, testes de cosméticos).”
Paredes de Vidro (Titulo original: Glass Walls)
Sinopse: “Documentário curta-metragem produzido pela PETA e apresentado por Sir Paul McCartney. Sua célebre frase sintetiza o conteúdo abordado: “Se matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos.”
A Conspiração da Vaca (Titulo original: Cowspiracy)
Sinopse: “É um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.”
Uma Verdade Mais que Inconveniente (Título original: Meat the Truth)
Sinopse: “Meat the Truth é um documentário que faz um adendo aos filmes anteriores sobre as mudanças climáticas. Embora estes tenham conseguido chamar a atenção do público para a questão do aquecimento global, eles têm ignorado, por motivos políticos, uma das mais importantes causas das mudanças climáticas: a pecuária intensiva.”
Preciso acrescentar nessa lista também um documentário que não fala sobre o vegetarianismo, mas é tão bom quanto, Blackfish (Fúria animal) é um documentário que fala sobre a vida das baleias em cativeiros e é bem mais leve do que os outros documentários. Já vi umas três vezes e vale a pena repensar nas nossas atitudes, em relação a ir para um parque de diversões onde a atração principal só está lá para nos servir, longe do seu habitat natural e família.
Blackfish
Sinopse: Um dos filmes mais polêmicos e comentados do ano é Blackfish – Fúria animal, da diretora Gabriela Cowperthwaite. O longa conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem o painel e ajudam a entender o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.
Espero ter ajudado e dado uma forcinha para vocês tomarem a melhor decisão possível, agora é só vocês escolherem o documentário que mais chamou a atenção de vocês para poder ver esse final de semana e quem sabe começar a deixar de comer carne já nessa segunda, com a ajuda do projeto segunda sem carne.
Beijos e até a próxima
Cintia