Receita Vegetariana: Hambúrguer de Grão de Bico

Oi pessoal, tudo bom com vocês? Hoje vou ensinar a fazer “hambúrguer” de grão de bico, como já falei algumas vezes, é muito importante comer grãos para nós vegetarianos, e o grão de bico é uma ótima fonte de proteína, além de ser mais saudável e livre de crueldade animal.

É muito fácil e até eu que não sou de me aventurar na cozinha gostei de fazer, a ideia inicial era fazer um hambúrguer completamente vegano, então nós mesmos fizemos a maionese, o barbecue, o hambúrguer e o pão, que foi feito de batata doce (o que torna o hambúrguer mais artesanal e saudável).

Mas confesso que fazer tudo no mesmo dia deu um pouco de trabalho e ficamos exatamente quatro horas na cozinha, então para não desanimar ninguém, hoje eu decidi ensinar só a fazer o grão de bico, porque ele realmente é a base de tudo e com ele você já pode fazer vários pratos diferentes e caso vocês queiram que eu ensine o resto é só comentar aqui que eu posso fazer um post da próxima vez.

Para começar o preparo do hambúrguer a gente precisa colocar o grão de bico de molho de uma noite para outra, para hidratar, e no dia seguinte é só ferver na pressão de 15 a 20 minutos.

casamento-na-pousada-002

Depois de deixar ele na água fervendo a gente descascou o grão de bico, mas isso foi por opção minha (depois de quase uma hora descascando me arrependi), porque na verdade não tem problema deixar com casca já que toda sua vitamina se encontra nela. Depois de tirar a casca, ou não, é só amassar o grão de bico com garfo (não tem problema deixar alguns grãos intactos) ou bater ele no liquidificador.

casamento-na-pousada-012

Agora é só colocar para refogar em uma panela, cebola, alho, cenoura, salsa, cebolinha e um pouco de sal rosa (Caso você queira incrementar um pouco mais o hambúrguer é só caprichar no tempero e colocar o que for do seu gosto).

casamento-na-pousada-015

Depois de refogar tudo é só colocar o grão de bico na mesma panela, em seguida jogar o farelo de aveia e a farinha de rosca ( que eu acabei esquecendo e no final fez falta, pois o meu hambúrguer ficou craquelando depois de ir no forno e desmanchando, vocês irão ver nas fotos abaixo).

casamento-na-pousada-019

Após misturar tudo é só pegar um pouco com as mãos limpas, fazer uma bolinha e achatar, fazendo o formato de um hambúrguer normal (como na foto abaixo), depois disso você deve colocar ele no congelador para firmar por volta de uma hora.

casamento-na-pousada-021

Passando uma hora é só retirar o que for consumir e levar ao forno ou na frigideira, no meu caso colocamos no forno a 200por meia hora, foi quando tiramos e lembramos que não tínhamos colocado a farinha de rosca, pois vimos que estava craquelando.

casamento-na-pousada-033

Mas mesmo assim ele ficou uma delícia e eu pretendo fazer mais, pois é muito saudável e para mim que estou a quase um ano sem comer carne substitui muito bem. No hambúrguer eu só coloquei alface, tomate, maionese, barbecue e o pão de batata (feitos em casa). Ficou bem levinho e uma ótima opção para quem é vegetariano e até mesmo quem não é, pois o pessoal daqui de casa experimentou e aprovou.

casamento-na-pousada-037

Espero que vocês tenham gostado de mais uma receitinha vegetariana, podem fazer que vale muito a pena, pois além de ficar bom, acaba sendo prático, porque é só fazer em quantidade e deixar no congelador que não tem problema nenhum, daí quando chegar em casa cansado e quiser comer alguma coisa rápido é só esquentar e comer. Então agora é hora de ir para a cozinha e aprontar por lá.

Beijos e até a próxima

Cintia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s