Colorimetria Básica

Ei Pessoas,

Tudo certo com vocês?

Hoje vou tentar ensinar a vocês um pouco sobre colorimetria… Sabe quando você fica esperando aquela cor igual a da caixa da tinta, mas fica com um tom avermelhado!? Ou quando o seu louro está um pouco amarelado, ou alaranjado e você quer neutralizar aquele tom!?  Vou tentar mostrar para vocês como evitar/corrigir isso. Mas vou partir do principio, de forma mais sucinta possível.

– O que é a Colorimetria?

Colorimetria Capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos, bem como todas as modificações que podem ser feitas a partir do uso de cosméticos.

– O estudo das cores:

Cores Primárias são as cores originais, ou seja, não é necessário que outras cores sejam misturadas para termos esses tons.

cores-primarias-curso-de-silk-screen

OBS: Miturando as 3 cores primárias, teremos a cor marrom, também considerada uma cor terciária.

Cores Secundárias são as cores decorrentes da mistura de duas cores primárias.

cores-secundarias-curso-de-silk-screen

Cores Terciárias são originadas a partir das misturas das cores, sendo elas secundárias ou primárias, porém, em proporções variadas.

cores-terciarias-curso-de-silk-screen

– Estrela de Oswald

Estrela de Oswald se caracteriza por ter as cores básicas e as que são possíveis alcançar por meio da mistura dos tons. Esta estrela é utilizada para que seja possível chegar a um resultado adequado em uma coloração, intensificar uma cor natural ou até mesmo fazer a correção de uma tintura que deu errado.

A estrela de Oswald é composta por seis pontos, sendo que cada um representa uma cor. É possível observar que as cores opostas a cada tom, são os tons que podem anular ou neutralizar aquela cor.

Exemplo: A cor amarela é oposta a cor violeta, logo, se eu estou com o cabelo muito amarelo e quero neutralizar a cor indesejada, preciso do pigmento violeta. Este, que pode ser encontrado em tintas, shampoos, máscaras capilares e uma infinidade de produtos oferecidos hoje em dia no mercado.

estrela-de-oswald

Agora, pra quem não entende nada de colorimetria, deve estar se perguntando se essa estrela serve somente pra quem está com cabelo verde, azul ou vermelho. Mas calma, essas cores estão todas por trás daquelas numerações que ficam nas caixas das tintas (6.81/ 7.2/8.75). Porém, como saber qual cor é referente a cada número? Vou contar a vocês agora.

– As colorações se dividem em dois grupos:

Tons Naturais ou Básicos

Também chamado de Altura de Tom, os tons naturais ou básicos são todos os tons terminados em 0 (zero), e que dão cobertura aos cabelos brancos. São identificados pelo número que vem antes do (.)ponto, da (,) vírgula ou da (/) barra:

altura-tom-crop

Tons de Reflexos ou de Nuances

São todos os números que vem após do (.)ponto, da (,) vírgula ou da (/) barra, e que nos dão o reflexo da cor.

sem-tituloAbaixo os pigmentos que estão por trás de cada nuance:

.1 Pigmento Azul;

.2 Pigmento Verde/Violeta;

.3 Pigmento Amarelo;

.4 Pigmento Laranja;

.5 Pigmento Roxo;

.6 Pigmento Vermelho;

.7 Pigmento Azul + Vermelho + Amarelo.

Obs: Como podem ver, a nuance .2 pode ser mate ou irisado, e possuem pigmentos diferentes. Logo, na hora de comprar a tinta tem que prestar atenção a qual nuance que a marca trabalha, pois pode dar errado no processo da coloração.

Graus do Reflexo

Reflexo Suave = Presença do zero após o ponto (7.06);

Reflexo Normal = Um único número após o ponto (7.6);

Reflexo Profundo = Dois Números após o ponto (7.66);

Reflexo intenso = Presença do zero após o número (7.60);

Reflexo combinado = Dois números diferentes (7.31).

OBS: No reflexo combinado, o segundo reflexo modifica ou enriquece o primeiro reflexo e pode dar lugar a um terceiro reflexo. Ex: .31 = Bege Dourado / .13= Bege Acinzentado.

– Altura de Tom e Fundo de Clareamento

Fundo de clareamento é  a cor obtida no fio após o processo de descoloração ou coloração.

slide_25

Com essa tabela é possível identificar qual o tom atual do seu cabelo, consultar a estrela de Oswald e ai então, colorir ou neutralizar de forma adequada.

Exemplos

– Como falei lá no começo, as vezes acontece de você pintar o seu cabelo com 7.0 e a raiz ficar meio alaranjada, o que fazer para evitar isso? Utilizar uma tinta com nuance .1, basta conferir a tabela de fundo de clareamento e a estrela de Oswald;

– No caso de descolorações que ficam na altura de 8 com o fundo amarelo alaranjado, para neutralizar esse dois tons indesejados, vamos utilizar a tinta 8.12 ou 8.21, vai depender da quantidade da cor dos fios. Se tiver mais fios alaranjados o recomendado é o 8.12, se forem mais fios amarelados 8.21 (no caso essa nuance .2 tem que ser o Irisado e não o Mate);

-Uma pessoa que está com os cabelos vermelhos, e deseja colocar os fios com o castanho médio e não deseja que o vermelho fique voltando, pode utilizar a tinta 4.22 (nesse caso a nuance .2 é referente ao mate).

Algumas Dicas

–  Tinta não clareia tinta, então não adianta ficar esperando que um cabelo com castanho escuro e depois pintar de louro médio vá ficar claro, a parte que está com a tinta antiga não vai clarear. O mais provável que  vai acontecer, é a raiz ficar mais clara que o resto do cabelo;

– Para coloração em cabelos naturais, o produto primeiro é distribuído no comprimento e nas pontas dos cabelos. Depois de 20 minutos, deve ser passado o produto em todo o fio;

– Para retoque, a coloração é aplicada somente na raiz e quando estiver faltando 10 minutos, deve ser aplicado a tinta no cumprimento e pontas do cabelo, pois a cor aplicada anteriormente provavelmente já sofreu desbotamento;

– Cabelos com até 39% de fios brancos, podem ser coloridos com cor nuance ou base;

– Cabelos de 40% a 69% dos fios brancos, sempre que a cor escolhida for nuance, devemos misturar uma cor base. Ex: 7.0 + 7.3;

– Cabelos de 70% a 100% dos fios brancos, é recomendando que se faça uma pré-pigmentação para um melhor resultado na cor escolhida, ou utilizar uma coloração com um tom menor do que o desejado. Ex: Aplicando a cor 7.0 o resultado será o 8.0;

-Tons Claros como 8.0, 9.0, 10 e 12, entre outros, não cobrem os fios brancos.

O post ficou maior que eu estava imaginando, mas espero que de para entender o conceito e que vocês consigam neutralizar as cores indesejadas.

Até a Próxima,

Beijos…

By: Andressa

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “Colorimetria Básica

  1. Lainny disse:

    Amei as informaçoes, texto simples e objetivo, explicou colorímetria de forma simples, porém rica em detalhes. Gostei muito, obrigada, muito ultil para mim. Estou com cabelo desbotado, querendo sair de um vermelho para loiro medio.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s